O Brasil está passando por uma fase difícil de junho de 2013 até hoje e há poucas coisas que podemos fazer, individualmente, para melhorar o país, porém se cada um exercer sua cidadania podemos construir um país melhor. É com esse lema que o aplicativo Cidade Legal propõe aos cidadãos denunciar de maneira amigável todos os problemas encontrados nas cidades.

Cidade Legal

O Aplicativo foi lançado no início de 2013 e vem crescendo a cada dia. Com mais de 15 mil downloads em todo o mundo, o Cidade Legal apresenta problemas registrados em mais de 60 países, mais de 6300 denúncias e mais de 700 cidades registradas somente no Brasil.

A idéia principal do Cidade Legal é construir uma rede de imagens com geolocalização que comprovem as denúncias registradas pelos cidadãos através do aplicativo e envia-las aos órgãos competentes para que os mesmos tomem as devidas providências, ou seja, uma maneira simples do cidadão reclamar de um problema encontrado na rua e por outro lado uma maneira rápida da prefeitura dar resposta ao cidadão, resolvendo e/ou consertando o problema reclamado.

Cidade Legal

O Sistema Cidade Legal

Através do Sistema Cidade Legal você pode visualizar todas as fotos registradas em uma linha do tempo e dentro de um mapa. Além do aplicativo o cidadão também pode acessar o site http://www.cidadelegal.com e visualizar as imagens em alta definição, além de comentar e compartilhar nas redes sociais.

O aplicativo foi idealizado para que os usuários com apenas 3 toques possam registrar os problemas. O funcionamento do aplicativo é bem simples, primeiro o cidadão toca no botão para tirar uma foto, assim que a foto é tirada o Cidade Legal encontra automaticamente o endereço do problema fotografado através do gps do iPhone. Agora o cidadão seleciona o problema dentro de uma lista de 44 problemas pré-determinados e envia ao sistema. Bem simples, rápido e objetivo.

Cidade Legal

Nas imagens do aplicativo Cidade Legal acima, você pode visualizar a primeira tela com a linha do tempo onde você pode analisar todas as imagens registradas pelos usuários com seus respectivos endereços. Você ainda pode curtir a foto tocando duas vezes: o comportamento é semelhante ao Instagram. A segunda tela mostra todos os problemas registrados dentro do mapa. Assim você pode ter a noção exata de onde estão distribuídos os problemas e verificar se sua cidade possui problemas denunciados e cobrar das autoridades competentes suas resoluções. Caso não possua, chegou a hora de você exercer sua cidadania. Baixe o aplicativo agora mesmo e comece a registrar os problemas de sua cidade.

Cidade Legal

Tocando no ícone do meio na barra inferior, a câmera do iPhone é aberta e você pode registrar a foto do problema. No momento em que você tira a foto, a tela acima da esquerda aparece já com o endereço de onde a foto foi registrada e com a lista de problemas. É só você tocar em um dos 44 problemas registrados que sua foto é enviada ao Sistema Cidade Legal. No ícone do coração você pode verificar todas as imagens de problemas que você curtiu e no último ícone você verifica sua interatividade com o aplicativo como quantidade de problemas registrados, quantidade de problemas curtidos e ainda um ranking de usuários. Para que isso aconteça você precisa fazer login com o Facebook, porém para utilizar o aplicativo não é obrigatório efetuar o login. A imagem abaixo mostra a área do usuário.

Cidade Legal

As prefeituras podem acessar o Sistema Cidade Legal para visualizar todos os problemas registrados pelos usuários. Caso a prefeitura utilize o sistema e solucione um problema, automaticamente os usuários recebem uma notificação em seu iPhone informando da solução. Dessa maneira a prefeitura cria um elo poderoso com o cidadão dando resposta direta a comunidade.

Você pode fazer o download do Cidade Legal através do link: https://itunes.apple.com/br/app/cidade-legal/id591825219

O aplicativo Cidade Legal está disponível em versões para iPhone e iPad e em 3 línguas: português, inglês e espanhol.

Considerações Finais

Nada melhor quando podemos reclamar de alguma coisa que nos incomoda e ver que isso foi solucionado. O Cidade Legal é uma poderosa ferramenta para nos auxiliar no dia-a-dia quando queremos reclamar das condições de nossas cidades.

Esperamos que as prefeituras acessem o sistema e façam sua parte solucionando os problemas registrados pelos cidadãos.

Como diz o slogan do aplicativo: Juntos podemos fazer uma cidade melhor.

Você ainda pode curtir a fã-page: http://www.facebook.com/CidadeLegal e o Instagram: @cidadelegal

Agora é sua vez. Exerça sua cidadania.

 

COMENTÁRIOS:

comentários